Falta de água no nordeste do Brasil compromete fabricação de jeans
Falta de água no nordeste – No agreste de Pernambuco, nordeste do Brasil, os fabricantes de jeans passam por uma fase complexa, tendo sua produção comprometida pela seca.
A cidade de Toritama localizada a 172 quilômetros do Recife, é uma das maiores produtoras do país. O município possui 2.370 pequenas, médias e grandes empresas que produzem quatro milhões de peças em jeans por mês.
As roupas ainda em estado bruto passam por indústrias, nas quais calças, saias, shorts aos poucos vão ganhando tons mais claros. A questão é que para cada peça são necessários 49 litros de água. O empresário Ronaldo Jonas da Silva relata que não há mais água por perto, o que se faz necessário transportar de longe. A estrada é de terra e a depreciação dos caminhões é muito grande, fatores que ocasionam o aumento do preço da água a cada dia.
Com gasto maior, o custo da produção subiu 30%. A medida foi reaproveitar a água, de modo que a água suja passa por um processo de limpeza. São várias etapas. Uma delas é a retirada das impurezas, que é feita em tanques. Após todo o processo, a água sai limpinha e pronta para ser reutilizada. Segundo o empresário Edilson Tavares, se a empresa não tivesse o sistema de reuso, certamente já havia fechado.
Uma outra indústria também tem uma estação de tratamento, porém o processo de limpeza não pode ser utilizado toda vez, pois a repetição deteriora a qualidade da água. Com esses custos a mais, a produção caiu 35% e a empresa precisou demitir 20 funcionários. Vários empresários optaram por não repassar o gasto extras, pelo menos por enquanto. De acordo com relato de um empresário, se repassar, evidentemente, as vendas que já não estão boas cairão ainda mais.