Patches

Muita gente pode não saber o que são patches, mas com certeza já usou pelo menos uma peça de roupa ou um acessório com esse item, mesmo sem saber. Mas afinal o que são patches? Patches (do inglês patch, remendo/retalho) são pedaços de tecidos ou couro recortados em todos os formatos imagináveis e vários tamanhos. Geralmente…

Veja mais

Bordado

O que é bordado? É basicamente a arte de decorar, utilizando fio e agulha. O bordado pode ser executado manualmente ou à máquina (os famosos bordados computadorizados). Os materiais para bordar são os mais variados possíveis, como por exemplo: lantejoulas, pedras preciosas e semipreciosas, miçangas e etc. A história mostra que o bordado surgiu na…

Veja mais

Tingimento

Nós sabemos que as cores são extremamente importantes na moda e capazes de influenciar nosso humor e autoconfiança. Portanto, hoje vamos falar sobre os processos de tingimento, que servem justamente para dar cor aos nossos tecidos e consequentemente, à nossa vida! Tingir uma fibra é um processo bem complexo e que pode envolver diversos estágios,…

Veja mais

Silk

Serigrafia ou silk screen? Essa é uma dúvida constante. Serigrafia e silk significam a mesma coisa? São tipos de aplicação diferentes? Hoje, nós viemos esclarecer essa dúvida! Primeiro, serigrafia e silk screen tem o mesmo significado, ou seja, são a mesma técnica só que pronunciadas em idiomas diferentes. Apesar de a palavra silk screen ter…

Veja mais

Sublimação

O que é sublimação? Sublimação é um processo de impressão que foi descoberto em 1957 por Noël de Plasse, funcionário da empresa francesa Lainière de Roubaix. Ele percebeu que alguns corantes conseguiam passar do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido, se submetidos a temperaturas próximas dos 190C. Essa passagem foi chamada de sublimação e é a…

Veja mais

Dry fit

Para começo de conversa é importante dizer que dry fit é uma marca registrada e se refere ao tecido do tipo dry. Sabendo disso, vamos ao que interessa: descobrir o que é dry fit. Pois bem, tudo começou lá atrás, nos anos 40, quando o primeiro poliéster foi desenvolvido pela Imperial Chemical Industries (ICI), com…

Veja mais