TRAJETÓRIA DO RAP E HIP-HOP NO BRASIL
TRAJETÓRIA DO RAP E HIP-HOP NO BRASIL: Ao contrário do que muita gente pensa, o movimento rap não nasceu nas periferias dos Estados Unidos na década de 70, ao menos não no seu formato original. Antes disso os jamaicanos começaram a se reunir nas periferias do país e tocavam para uma pequena parcela da população que se simpatizavam com o movimento, e começou lá a denominada “cultura de dj”. Juntamente com o DJ, um “MC” subia nas pickups, e no intervalo das músicas, realizava discursos e rimas utilizando alguns problemas que afetavam o país na época. Já o hip-hop, a cultura em si e seus quatro elementos, grafiti, break dance, dj e mc, apresentaram seus primeiros sinais no Brox, um pouco mais tarde. Depois o movimento também tomou conta dos programas de rádio e tv.
Michael Holman e DJ Jimmy Jazz
O movimento se espalhou, e em meados da década de 80 começou a surgir por aqui, e a concentração maior tomou algumas ruas da capital paulista. O movimento teve origem na rua 24 de maio, que é considerada o berço do movimento. O lugar também acolheu o movimento punk. Foi lá que o movimento deu os primeiros sinais por aqui, cds de rap começaram a ser comercializados e dançarinos de break se reuniam. Após serem expulsos da região, passaram a se reunir onde hoje é a estação São Bento do Metro. Na ocasião, muitos dançarinos se tornaram rappers de sucesso, algo que era comum já que os dois frequentavam os mesmos “picos“. Hoje as “rodas de break” também são habituais, não como antigamente, porém tem seu significado. Tem também seu público que faz questão de rodar a cidade para prestigiar de perto a habilidade e talento dos caras.
COMO DIFERENCIAR RAP E HIP-HOP
Embora o rap e o hip-hop sejam movimentos e ritmos bem parecidos, suas pequenas diferenças são notáveis. Podemos notar que o rap é mais falado, com várias rimas e acompanhado de batidas, contudo a voz sempre se destaca. Em contrapartida, no hip-hop, são as batidas que têm notoriedade e a voz é um detalhe complementar pra que tudo junto se transforme em música.
RAP NA MODA
Ao utilizarmos o termo “rap na moda“, vale lembrar que com finalidade de transmitir uma mensagem para a sociedade, os rappers se utilizam de alguns meios expressivos para passar essas mensagens. Além das roupas, correntes e calças mais largas, eles também se manifestam através dos cabelos, barba e até mesmo da própria pele.
A influência é bem perceptível nas ruas. Seja por um boné, uma corrente ou uma calça mais larga, percebe-se que de alguma forma a maioria das pessoas são influenciadas por esse movimento que se espalhou rapidamente pelo mundo.