Acessórios dos bonés
Que os bonés fazem parte do nosso dia a dia e vem ganhando cada vez mais espaço, nós já sabemos. Agora, vocês sabem quais são os componentes que fazem dessa peça algo tão especial e usado?
Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre os detalhes que fazem dos bonés um acessório que ganhou de vez os nossos corações!
– Ilhós: ilhoses são aquelas “bolinhas” que ficam na parte superior da copa. Geralmente coloca-se um em cada gomo do boné (mas nada impede que os mesmos sejam aplicados em outros lugares/quantidades, fazendo as vezes de um item decorativo). Os ilhoses podem ser bordados ou aplicados (no caso dos ilhoses de metal).
– Regulador: o regulador, como o próprio nome já diz, é a parte responsável por ajustar o tamanho dos bonés. Os reguladores podem ser de plástico, com uma ou duas carreiras de pinos, velcro, metal, tecido, entre outros…
– Puídos: sabe aqueles desfiados que fazem sucesso nas calças jeans? Pois bem, são os puídos! Nos bonés eles também estão super em alta, conferindo autenticidade e aquele ar“diferente” que nós tanto amamos! Podem ser aplicados tanto na aba quanto na copa, em maior ou menor intensidade de “desgaste”.
– Costuras da aba: as costuras podem ser mais imperceptíveis, da cor do boné ou mais contrastantes, de uma cor que se destaque da cor do tecido. A quantidade de costuras também segue a necessidade do cliente. Em nossa empresa, o cliente pode escolher de uma a oito.
– Carneira: a carneira é aquela tira que circunda todo o diâmetro do boné/viseira. As mais comuns são as de microfibra e as atoalhadas, que além de darem um conforto a mais também ajudam na hora das práticas esportivas, retendo o suor.
– Viés: viés é aquela “tirinha” de tecido que vai por cima das costuras internas, garantindo um melhor acabamento às peças. Podem ser lisos ou personalizados com a marca o cliente.
– Aba friso: também é conhecida como aba sanduíche. Nesse modelo, é possível adicionar uma cor diferente no friso que vai entre as abas superior e inferior.
– Soutache: sabe aquela “cordinha” que alguns bonés tem? É o que nós chamamos de soutache. O acessório geralmente é aplicado na parte superior da aba ou em cima da costura que une a aba e o corpo do boné. Quer um diferencial para as suas peças? Aposte no soutache!
– Debrum: da mesma cor que o tecido para os mais básicos, de uma cor destoante para aqueles que gostam de chamar mais a atenção. Debrum é o nome dado ao filete de tecido que pode ser costurado contornando toda a margem dos bonés. Serve como um adorno e também como um reforço a mais para as costuras.
– Aplicação de logomarca/estampa:aqui a variação é bem grande! As aplicações variam conforme a necessidade do cliente e a logomarca/estampa que vai ser utilizada. As mais comuns são:
– Bordado: engana-se quem pensa que bordado é tudo igual. Poderíamos ficar horas falando de todas as opções, mas para facilitar a vida de vocês, vamos citar aqui os mais procurados. Para começar, temos o bordado “simples”, que é aquele bordado rente ao tecido. Depois, temos o bordado 3D ou bordado em alto relevo. Aqui, o bordado é feito em cima de pedaços de EVA, fazendo com que a logomarca fique mais altinha. Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o bordado chenile, que é aquele bordado macio, que dá a impressão de ser peludinho, sabe!?
– Silk: ou serigrafia, também é chamado de pintura por algumas pessoas. Aqui, a impressão é feita com uma tinta especial, através de telas vazadas. Assim como o bordado, o silk também pode ser em baixo, médio ou alto relevo.
– Sublimação: sublimação é um fenômeno que altera o estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido. Em outras palavras, a arte é impressa em um papel próprio para sublimação e em seguida é transferida para o tecido, por meio do calor emanado pela prensa térmica. Ahh é importante dizer que não são todos os tecidos que aceitam a sublimação. Melhores resultados se dão em tecidos sintéticos.
– Outros acessórios: além dos acessórios citados acima, que são as mais usuais, também aplicamos outros. Sempre seguindo a imaginação dos nossos clientes, tirando do papel aquele boné personalizado exclusivo!