Conhecida e reconhecida como a capital nacional do boné, a cidade de Apucarana fica no norte do Paraná e é a cidade que escolhemos para darmos início a realização do sonho de montar uma fábrica de bonés de primeira, com alta tecnologia e consequentemente excelente qualidade.
Atualmente Apucarana é um dos maiores polos de confecção de bonés e produtos associados, com uma fabricação mensal em torno de quatro milhões de peças por mês, ou seja, mais da metade da produção nacional do setor.
Apucarana, a capital do boné
Como resultado, isso somado ao avanço da escala de produção e aumento da geração de emprego influenciaram a criação do projeto de lei nº 2.793/08, sancionada em 2010 e nomeando oficialmente Apucarana como a Capital Nacional do Boné. Consequentemente o projeto liderado pelo deputado Alex Canziani incentivou ainda mais a produção, aumentando o número de empresas e empregos.
O início
A fabricação de bonés em Apucarana começou no ano de 1974 com a produção artesanal de tiaras e bandanas que eram comercializadas em feiras e nas praias do litoral paranaense. Hoje, além de bonés, nossa cidade continua sendo referência quando o assunto é confecção de bandanas, bolsas e camisetas.
Segundo levantamento feito pelo Federação das Indústrias do Paraná, Apucarana oferece mais empregos formais do que cidades vizinhas como Maringá e Cianorte, por exemplo, que são dois centros importantes do vestuário no nosso estado. No mesmo levantamento foi exposto que o segmento do vestuário (camisetas, bonés e jeans) gera cerca de 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos, somente aqui na nossa cidade.
Homenagens
Gratos e orgulhosos desse título, demonstramos nosso amor pelos bonés em várias réplicas espalhadas pela cidade. Desde o famoso “bonézão” que fica na entrada da cidade e tem cerca de 100 metros quadrados (sendo considerado o maior boné do mundo) até pontos de ônibus e coberturas de orelhão no formato do acessório, por exemplo.
O setor da confecção na mídia
Inclusive em julho de 2016 uma equipe da emissora inglesa BBC visitou o município acompanhando a confecção dos bonés em uma indústria.
Resumindo, quinze profissionais ingleses do canal participaram da produção de 30 minutos que fez parte do programa “Show me what you are made of” (me mostre do que você é feito) e que detalhou a linha de produção de uma fábrica apucaranense.