Chapéu bucket
Em poucos lugares a frase “a beleza está nos olhos de quem vê” se encaixa tão bem quanto no mundo da moda. Exemplos disso não faltam: Crocs, Ugg boots (talvez pelo nome seja difícil saber qual modelo de bota é esse, mas sabe aquelas botas que parecem uma pantufa, peludinhas por dentro e feitas com couro de ovelha por fora e com cara de “sapato para usar em casa?”, pois bem, são as famosas Ugg boots), dad sneakers… Enfim, a lista é imensa e hoje nós vamos falar de uma peça que se enquadra nessa lista de 8 ou 80. Vamos falar sobre o chapéu bucket!
O chapéu bucket foi criado no início dos anos 1900 como um acessório puramente funcional, sendo usado pelos agricultores e pescadores irlandeses como proteção contra a chuva, possível graças à sua ampla aba inclinada para baixo. O fato de ele ser maleável e poder ser dobrado para caber dentro de um bolso também foi um grande atrativo. Algumas décadas depois, durante a Guerra do Vietnã, foi adicionado um pedaço de tecido feito de algodão, para proteger o pescoço das tropas. Hoje, esse modelo é conhecido como chapéu canavieiro, chapéu com véu, etc.
Tendo seu auge nos anos 60, o bucket passou de uma peça funcional à um item de moda e o tecido de algodão deu lugar ao feltro, material que captava e traduzia bem o espírito da década.
Nos anos 80 um novo grupo viu no chapéu um imenso potecial: os rappers, que introduziram o acessório no mundo do hip-hop.
No entanto, apesar de toda essa propaganda, o chapéu bucket não conseguiu atingir o mesmo patamar que outros modelos de chapéu, como o Fedora e o Panamá, por exemplo e nos anos 90, viu seus dias de glória ruirem – mas não sem antes ser imortalizado pela princesinha do pop, Britney Spears, no maravilhooooso Crossroads…
Mas se você acha que depois depois dos anos 90esse modelo controverso caiu no esquecimento de vez, está beem enganado. Em 2018, o estilista/designer Matthew Adams Dolan recriou o chapéu bucket para a temporada de primavera/verão. Os novos modelos, com aba caqui e riscas, fizeram tanto sucesso, que nossa cantora-princesa Rihanna criou uma coleção inteira dedicada ao acessório, para a Fenty x Puma. Michael Kors também investiu na velha-nova trend, com modelos confeccionados no suede azul claro.
E se você ainda tem alguma dúvida do sucesso que esses chapéus estão fazendo, pega essa! Karl Lagerfeld levou às passarelas as raízes funcionais da peça, com um modelo à prova d’agua, feito de plástico transparente e claro, a logo da Chanel. Além disso, a marca desejo do nosso coração Louis Vuitton também apostou na tendência, exibindo modelos jeans e mostrando que após anos no ostracismo, os chapéus bucket voltaram com tudo e dessa vez, parece que não vão sair dos holofotes tão cedo!