Etiquetas e simbologias
Comprar uma peça de roupa – usar – sentir a etiqueta incomodando – pegar uma tesoura – cortar a etiqueta. Se identificou? Pois bem, tenho uma notícia um pouco ruim para te dar… Ao jogar fora a tão negligenciada etiqueta, você está jogando o manual sagrado que só queria te ensinar a cuidar bem da sua peça, para que ela dure muito mais! Aliás, talvez seja por isso que algumas nos atrapalhem tanto. Para nos lembrar que elas merecem atenção e uma leitura bem detalhada! Mas é justamente aí que mora o problema. Como fazer uma leitura detalhada de uma etiqueta cheia de simbolozinhos que muitas vezes a gente nem imagina para que servem? Pois bem! Pega lá o bloquinho e a caneta e anota as dicas aí. Lavar roupa do jeito errado, nunca mais!
Os baldinhos estão aí para nos ensinar sobre a lavagem. O primeiro, que tem um “X”, significa que a peça não deve ser lavada ou que requer um tratamento delicado quando estiver úmida. O baldinho com a mão dentro quer dizer que a peça deve ser lavada à mão, com uma temperatura máxima de 40ºC. Baldinho sozinho significa que a roupa pode ser lavada normalmente, à mão ou à máquina; no entanto preste atenção:se tiver uma barra em baixo do desenho, reduza o tempo de lavagem na máquina.
Quando o símbolo é um baldinho com número, significa que aquela é a temperatura máxima da água para limpeza. As três primeiras figuras indicam que a lavagem pode ser feita normalmente na máquina, assim como o enxágue e a centrifugação, sempre respeitando a temperatura, claro.
Quando tiver um traço logo abaixo do baldinho, devemos redobrar os cuidados. Aqui, esses números também indicam a temperatura máxima da água, porém a interseção mecânica deve ser reduzida. Para o enxágue, o ideal é que ocorra um resfriamento gradual da temperatura da água, enquanto que a centrifugação deve ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas significam que o artigo não pode passar por torções.
Os círculos desenhados nas etiquetas representam a lavagem à seco. A letra “A” indica que nesse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente.O “F” limita o uso desses produtos, indicando apenas o uso de hidrocarboneto,já a letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. Quando o círculo tiver um “X” , a lavagem à seco não é recomendada.
Triângulos nos mostram os cuidados com o alvejamento das peças. Quando o triângulo está sozinho, o clareamento é permitido através de qualquer tipo de alvejante.Se tiver um “X” cortando a figurinha,é melhor não usar produtos para branqueamento. Já as letras “Cl” dentro do desenho significam que produtos com cloro devem ser diluídos em água fria para o clareamento das peças.
Os quadradinhos servem para nos ensinar sobre a secagem das peças! Quadrado com um traço horizontal dentro indica que o artigo deve ser estendido nesse sentido durante a secagem, já a presença de três barrinhas verticais significa que devemos entender as peças em pé, para que elas sejam secas por gotejamento. Se o quadrado tiver uma curva em cima, a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal. Quando tiver o desenho de círculos dentro dos quadros, a intervenção mecânica é permitida, a não ser que tenha um “X” na imagem. Aí não pode! Um pontinho preto dentro do círculo indica que a secagem deve ser feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas, na temperatura máxima.
Por último, vamos aos símbolos de passagem! Não quer queimar aquela camiseta lindíssima feita com aquele tecido bem delicado?
Então atenção nos pontinhos dentro dos ferrinhos da etiqueta! Só tem um ponto? A peça deve ser passada em uma temperatura bem baixa (no máximo 100ºC). Dois pontinhos? A base do ferro deve estar em temperatura média, próxima aos 150ºC. Já a temperatura máxima (200ºC) é permitida somente se dentro do ferrinho tiver o desenho de três bolinhas. O “X” quer dizer que a peça não pode ser passada.
São detalhes aparentemente pequenos, mas que fazem uma diferença enorme na durabilidade e conservação das peças! E agora, não quero mais ninguém falando que não sabe lavar ou passar tal coisa, viu?
Vale a pena lembrar que bonés, viseiras e chapéus também possuem suas especificações de como lavar, por isso, nunca esqueça de olhar as etiquetas.