Filipinho recebe nota 10 e conquista título em casa
Aconteceu no último domingo (17/05), a etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Surfe (WCT) e o brasileiro Filipe Toledo foi quem conquistou esta etapa. No início da tarde, o jovem de 19 anos venceu (pela segunda vez na temporada) o australiano Bede Durbidge com direito a uma nota 10 na final e fez a torcida vibrar nas areias cariocas.
Movido pelo 10 logo no começo da bateria, Filipinho cravou 19,87, ultrapassando o norte-americano Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais, para estabelecer a maior pontuação da etapa brasileira. Durbidge, por sua vez, terminou com soma de 14,70.
O título do Rio Pro levou Filipe Toledo à vice-liderança do ranking mundial
Foto: Pedro Martins / Agif
Veja o desempenho de Filipinho na campanha rumo ao título em casa
1ª Rodada: Bateu o americano Kolohe Andino e o australiano Adam Melling.
3ª Rodada: Ganhou do compatriota Wiggolly Dantas.
4ª Rodada: Despachou o australiano Matt Banting e o havaiano John John Florence.
E nas quartas de final, passou pelo neozelandês Ricardo Christie e na semifinal, por Ítalo Ferreira, outro brasileiro.
Foi a segunda vez que Filipinho disputou uma final de WCT e manteve os 100% de aproveitamento. E oportunamente passou o australiano Mick Fanning e assumiu a segunda colocação do ranking mundial, atrás apenas de Adriano de Souza, o Mineirinho. Assim, pela primeira vez na história, o Brasil tem os dois primeiros colocados do Mundial de Surfe.
Filipinho deu um show na final e bateu o australiano Bede Durbidge
Foto: Pedro Martins / Agif
Devido ao sucesso alcançado no Rio de Janeiro consolida-se a chamada Braziliam Storm no WCT.
Depois de receber o troféu de campeão no Rio de Janeiro, Filipinho declarou que ainda está cedo para falar de título mundial, mas quer estar no top 5 no final do ano, lutando pelo campeonato, e disse ainda que espera que o Adriano também esteja.
No dia 07 de junho próximo, será disputada a quinta etapa do calendário em Fiji. Gabriel Medina, atual campeão mundial, participa para defender o título. O brasileiro teve um desempenho fraco no Rio de Janeiro e caiu na terceira rodada.
Fonte: http://esportes.terra.com.br/surfe/com-nota-10-na-final-filipinho-vence-australiano-e-ganha-etapa-do-rio,23fca536de799ddfdee0434cd01d2be8hi9aRCRD.html