Ford cria boné inteligente para evitar que motoristas durmam ao volante
Pensando nos caminhoneiros, a Ford caminhões trouxe uma tecnologia inovadora: o boné alerta. A inovação ajuda os caminhoneiros a rodar pelas estradas do país com mais segurança, e evitar que aconteça possíveis acidentes.
Á primeira vista parece um boné comum, por dentro, traz um acelerômetro posicionado na lateral. Primeiro o boné faz uma calibração do sensor, percebendo os movimentos normais da cabeça. Depois de calibrado, ao notar algum movimento fora do comum, como a cabeça pendendo para um lado ou para frente (numa clara situação de pré-relaxamento), o boné emite três tipos de alerta: o acelerômetro vibra, emite um som e luzes posicionadas na parte de baixo da aba irão piscar. O grande diferencial do boné alerta comparado aos tradicionais sistemas de fadiga é o fato do “equipamento” estar na cabeça do motorista e o melhor vale para todos eles.
“Este é um exemplo de tecnologia de vestir desenvolvida com foco nas pessoas, uma inovação com potencial para prevenir acidentes e tornar as vias mais seguras, dessa forma, reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologia embarcada não só nos veículos, mas também em acessórios capazes de facilitar a vida do motorista, e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos em tecnologia. ” explicaLyleWatters, Presidente da Ford América do Sul.
O Boné Alerta da Ford foi testado por mais de oito meses por um grupo selecionado de motoristas, por mais de 5.000 km em condições reais de rodagem. O protótipo se encontra em fase final, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação, e ainda não há planos para a sua produção e comercialização. Mas a Ford não descartou a possibilidade de dividir a tecnologia com parceiros comerciais que viabilizem a chegada do produto ao mercado.