JUTA O “TECIDO” AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL
Produtores
É um produto da Ásia do Sul e, especificamente, um produto da Índia e Bangladesh. Cerca de 95% da mundial da juta é cultivada nestes dois países do sul da Ásia. Nepal e Mianmar também produzem uma pequena quantidade de juta. Paquistão, apesar de não produzir muito, importa uma quantidade substancial de juta em bruto, principalmente a partir de Bangladesh, para processamento.
É extraído da casca da planta juta branca (Corchoruscapsularis) e, em menor medida, de Tossa de juta (C.olitorius). É uma fibra natural, com brilho dourado e sedosa, chamado Golden Fibra.
Em relação ao cultivo é anual, levando em cerca 120 dias (Maio/Junho/Julho/Agosto) para crescer.
A fibra
Juta é longa, suave e brilhante, com um comprimento de 1 a 4 m e um diâmetro de desde 17 a 20 microns.Fibras de juta são compostos principalmente de celulose a materiais de planta (principal componente de fibra vegetal) e lenhina (principais componentes da fibra de madeira). As fibras podem ser extraídas por processos químicos ou biológicos de maceração. Apesar do custo ao usar produtos químicos para remover a fibra do caule é amplamente mais prático. Maceração biológica pode ser realizado por processos de pilha, íngremes e fitas que envolvem diferentes técnicas de agregação juta caules juntos e a imersão em água para ajudar a separar as fibras da haste antes da extração. Após o processo de maceração, de decapagem começa. No processo de extração, a matéria não fibrosa é raspada, deixando as fibras a ser puxado para fora a partir de dentro da haste.
Como a procura de fibra natural mistura aumenta, a procura da juta e outras fibras naturais que pode ser misturada com algodão é esperado um aumento. O perfil de juta na indústria têxtil tem se expandido para além das aplicações tradicionais e está sendo usado em vários tecidos de maior valor para o mobiliário, bem como em compósitos particularmente como uma fibra de madeira.Em termos de agricultura de conservação, juta também tem um papel conjunto e agora é aceito como, um material de custo eficaz ambiental para várias aplicações no solo.
Benefícios Ambientais
É 100% biodegradável e reciclável e, portanto, ambientalmente amigável. Um hectare de plantas de juta consome cerca de 15 toneladas de dióxido de carbono e libera 11 toneladas de oxigênio. Cultivando juta em rotações de culturas enriquece a fertilidade do solo para a próxima safra, além disso também não gera gases tóxicos quando queimado.
Vantagens
Além de todas as vantagens a juta inclui bom isolamento e propriedades anti-estáticas, bem como tendo uma baixa condutividade térmica e a retenção de humidade moderada, se tornando muito interessante no uso têxtil, nós já aderimos e usamos nos bonés e viseiras e cá entre nós, fica lindo!
Orçamento para boné de JUTA.