O que a sustentabilidade diz sobre a moda, os seus fabricantes, criadores e compradores?
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham para as gerações futuras. A sustentabilidade não é uma tendência passageira, se tornou uma necessidade em que todos os fabricantes, fornecedores e consumidores vão ter que focar para resolver todos os problemas sócios ambientais causados pela obsolescência programada que acontece quando há uma ação deliberada de empresas fabricantes que forçam o cliente adquirir um novo modelo de bem. Devemos criar metas para orientar a sociedade em geral a criar um mundo melhor para se viver, esses objetivos podem ser aplicados pela indústria da moda, uma vez que é uma das maiores empregadoras, produtoras e poluidoras da indústria global. Todos nós temos um papel importante para garantir que a indústria da moda se torne mais limpa e mais justa. O algodão e o poliéster representam mais de 80% da produção têxtil mundial, por isso estamos em um ponto crítico na diminuição de recursos naturais, esgotamento da água e sua contaminação, infertilidade do solo, o uso excessivo de fertilizantes e uma longa dependência do uso do petróleo desde a criação de plásticos, fibras sintéticas e etc. Isto afeta as comunidades, economias, nosso planeta e seus recursos. É possível contribuir para alterar este problema. Depois do sucesso da 5° edição da feira Future Fabrics Expo que aconteceu em setembro em Londres, a The Sustainable Angle criadora da feira foi convidada a apresentar uma gama de materiais sustentáveis com visão de futuro para a moda esportiva e casual na INSPIRE, uma vitrine de sustentabilidade e inovação no ISPO Munique em janeiro 2016 focado no tema da Economia Circular. A ideia é reunir as marcas de moda para inspirar e apresentar as melhores realizações sobre sustentabilidade na indústria.
A INPIRE reunirá marcas, fornecedores, recicladores e fabricantes em uma abordagem interdisciplinar para criar um futuro de moda mais ética e sustentável.
A 5ª edição da Future Fabrics Expo apresentou uma vitrine com cerca de 1500 produtos entre malharia, tecido plano, jeans, couro e aviamentos de mais de 80 fornecedores, com informações sobre sustentabilidade exibido para cada empresa e material. A The Sustainable Angle apresentou algumas alternativas sustentáveis para o algodão e o poliéster, com uma bela coleção de tecidos feito em todo mundo feitos a partir de algodão orgânico cultivado sem uso de produtos químicos. Existem várias matérias primas disponíveis para as empresas utilizarem em suas coleções. A indústria têxtil brasileira poderia investir em tecidos feitos de refugos de alimentos e materiais pós-industrializados descartados, pois seriam uma ótima forma de fugir da concorrência de tecidos importados da China.
Referências: https://vimeo.com/147042993 http://textileindustry.ning.com/forum/topics/o-que-a-sustentabilidade-significa-para-a-moda-os-seus