SKATE-História Mundial
DA ORIGEM ATÉ A ATUALIDADE
SKATE-História Mundial – No Brasil, ficou conhecido como Skate, mas para fins de conhecimento, o significado de skateboard é patins numa prancha.
Quanto ao seu surgimento, não se tem informações específicas, mas sabe-se que foi nos Estados Unidos num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, especie de patinete fabricados a partir de 1900.
Descobriu-se recentemente, que em 1918 um certo garoto norte americano chamado de Doc ‘Heath’ Ball já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira, entretanto ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.
Não havendo ondas no litoral da Califórnia no final da década de 50, surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira.
No ano de 1959, o Roller Derby foi o primeiro skate fabricado e comercializado em série.
Milhões de skates foram vendidos nesta época, porem as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes, o que motivou a sociedade norte americana a fazer campanha para banir o novo esporte, causando a perda da credibilidade do skate, demorando muito tempo para conquista-la novamente.
DÉCADA DE 60
Inicialmente denominado sidewalk surfing, que significa “surf de calçada”, rapidamente se espalhou por todo os Estados Unidos.
A moda pegou e no início da década de 60 aconteceu o primeiro estouro do Skate como novo esporte e o primeiro skate a ser comercializado foi o Roller Derby.
No ano de 1963 o sidewalk surfing já era praticado por um grande número de adolescentes e tinha criado identidade, com suas próprias manobras e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard.
O primeiro campeonato de Skate aconteceu em Hermosa Beach, Califórnia, em 1963, e o vencedor foi Larry Stevenson.
A The Quarterly Skateboarder foi primeira revista especializada em Skate no mundo, lançada em 1964 nos Estados Unidos.
Nessa década, o Skate era totalmente ligado ao Surf e influenciado por ele. Uma extensão da praia no asfalto.
Surge então o skate vertical, um projeto inusitado de piscina com transição. Durante a grande seca na Califórnia as piscinas foram esvaziadas e os surfistas/skatistas perceberam que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas de surf.
DÉCADA DE 70
Ocorre a primeira evolução, com a invenção da inclinação no tail por Larry Stevenson para melhorar o equilíbrio e as manobras.
Todavia o grande acontecimento da década foi a invenção da roda de poliuretano em 1972, considerada uma revolução do Skate.
As rodas anteriormente eram feitas de ferro e depois de baquelite, um tipo de plástico duro, ambas muito escorregadiças e inseguras, impossibilitando a realização de manobras.
O responsável por esta nova tecnologia foi o engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy fazendo este material dar origem as verdadeiras rodas de skate, até hoje utilizadas.
Foi essa invenção que impulsionou o skate para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.
Outra explosão aconteceu surgindo o início do Skate moderno, com as modalidades Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.
Com aumento exponencial do número de praticantes, surgiram diversos locais específicos para a prática do Skate, os chamados skate parks, a maioria particular.
Então foram realizadas manobras que modernizariam o Skate. É realizado o primeiro áereo (Frontside Air) por Tony Alva em 1977, o primeiro ollie (Frontside Ollie) em pistas por Allan Gelfand em 1978 e o primeiro looping pelo profissional norte americano Duane Peters em 1979.
Contudo, devido a quantidade numerosa de acidentes acontecidos nos skate parks e aos elevados valores pagos de indenizações e seguros, muitos locais fecharam e a procura diminuiu radicalmente, o que trouxe uma crise ao Mercado do Skate, fechamento de muitas empresas e perda de patrocínio de quase todos os skatistas profissionais.
No final desta época o Skate criou identidade própria se ligando mais a contra-cultura que surgia na época, a New Wave e o Punk, caracterizando-o como um esporte rebelde.
DÉCADA DE 80
Nos anos 80, o Skate foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas pelos próprios skatistas em ruas, praças e quintais de casa devido à crise existente.
Era a cultura do faça você mesmo.
O desenvolvimento de tecnologias para os equipamentos e inovações no período fazia com que os equipamentos de Skate mudassem muito em pouco tempo.
No ano de 1982 Rodney Mullen inventa o ollie no chão, o que influenciaria tanto o Freestyle quanto o Street, tendo como consequência a criação de centenas de manobras.
Nessa onda, o Street começou a ser praticado em terrenos até então nunca utilizados pelo Skate, com as manobras em corrimão, paredes e escadas.
Em 1984 Stacy Peralta e George Powell lançam o primeiro vídeo de uma equipe de Skate chamado de The Bones Brigade Video Show, revolucionando o Mercado.
Já em 1985 o Skate torna fundo para o filme De volta ao futuro, em 1986 para Thrashin e em 1989 para Gleaming the cube.
Os anos 80 foram caracterizados pela mistura da influência do Punk que aos poucos foi substituída pela cultura urbana, com ênfase no Hip Hop.
No final da década as calçadas largas eram o ápice e o Street passou a dominar o Skate com a queda do Vertical.
Porém, mais uma vez o Skate entrou em crise afastando muitos praticantes, o que originou a teoria do “ciclo dos 10 anos”.
DÉCADA DE 90
Foi nesta década que o Skate tomou seu rumo atual na direção do profissionalismo do esporte.
Os equipamentos qualificados e mais leves davam suporte a um Skate mais técnico com manobras grandes e poderosas.
Havia um grande desejo de reconhecimento nos skatistas.
Em 1995 a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde.
Foi o primeiro passo para colocar o skate no “mainstream” e mais uma vez torná-lo um esporte popular.
Porém, o Skate brigou para manter sua identidade e atitude.
Nesta década muitas pistas surgiram e novamente o Skate vira tema do cinema durante o filme Kids em 1995.
A WCS (World Cup of Skateboarding) se consolidou com o Circuito Mundial dando também força ao Skate até no Brasil.
No final de 1999 é lançado o jogo de videogame Tony Hawk’s Pro Skater que veio a se tornar o mais vendido e popular do mundo.
DÉCADA DE 2000
Dessa vez, ao contrário de outras viradas de décadas o Mercado do Skate não entra em crise, mas fica mais forte, profissional e estruturado.
Realizaram-se shows ou grandes competições de Skate pelos Estados Unidos como X-Games, Dew Tour, Gravity Games, Tony Hawk Gigantesc Tour, Maloof Money Cup com transmissão ao vivo pelas principais redes de TV do mundo e premiações milionárias.
No ano de 2002 Danny Way cria a Mega Rampa durante um programa ‘pay per view’ de TV nos Estados Unidos, levando o Skate Vertical para patamares nunca alcançados antes.
Começaram a acontecer regularmente as turnês mundiais das principais empresas do Mercado do Skate passando por todos continentes.
Skatistas/artistas expõem em galerias de arte pelo mundo (Mark Gozales, Ed Templeton, etc.) e escrevem livros (Michael Brook, Sean Mortimer, Jim Phillips, Rodney Mullen, Tony Hawk, Sean Cliver, etc).
Skatistas participam de publicidade de marcas fora do universo do Skate, como por exemplo, Omar Hassan para a Ford e Bob Burnquist para Toyota.
Skatistas viram atores de Cinema (Jason Lee, Bam Margera) e de TV (Steve Berra, Rob Dyrdek, Ryan Sheckler) ou até diretores de cinema (Spike Jonze no “Eu quero ser John Malkovich”, Stacy Peralta no “Z-boys and Dogtown” e Harmony Corine em “Kids” e “Ken Park”).
Outra vez o Skate é tema de filmes e documentários como Z-boys and Dogtown, Stocked: rise and fall of Gator, Who Cares: The Duane Peters Story, Ken Park, Lords of Dogtown, Paranoid Park, Grind, Wassup Rockers, Deck Dogz etc.
No ano de 2004 na cidade de Dortmund, Alemanha, durante o Munster Monster Championships, é fundada a Internation Skateboarding Federation (ISF), estando a CBSk entre as fundadoras.
Também em 2004, é criado pela International Association of Skateboard Companies (IASC) o Go Skateboarding Day, uma data para comemorar o Dia Mundial do Skate praticando e confraternizando.
Enfim, o Longboard tem seu ‘boom’ atraindo milhões de adeptos pelo mundo, propagando ainda mais o Skate em todo planeta.
ANOS 2010
O Skate está estabilizado e popularizado como nunca esteve, muito divulgado na TV seja pela transmissão de campeonatos ou por propagandas de muitas empresas fora do Mercado, aceitação da sociedade, tendo suas demandas atendidas pelo poder público através de construção de skate parks e criação de uma política pública própria.
Finalmente, em 2010 o skatista profissional Rob Dyrdek cria o Street League Skateboarding, uma competição internacional somente para convidados com premiações milionárias e transmissão ao vivo pela TV e internet.