O que é bordado?
É basicamente a arte de decorar, utilizando fio e agulha. O bordado pode ser executado manualmente ou à máquina (os famosos bordados computadorizados). Os materiais para bordar são os mais variados possíveis, como por exemplo: lantejoulas, pedras preciosas e semipreciosas, miçangas e etc.
A história mostra que o bordado surgiu na pré-história. O primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz, tecido pelos homens das cavernas com agulhas feitas de ossos e fios feitos de fibras de vegetais ou tripas de animais.
Eles costuravam as suas vestes, que eram feitas da pele dos animais caçados para alimentação. Estima-se que já naquele tempo as roupas começaram a ser adornadas com bordados.
Mas afinal, quando surgiram as máquinas de bordar?
A partir do século VII, a prática se tornou comum no Ocidente e nos séculos seguintes as abadias e os mosteiros começaram a incentivar a arte e consequentemente, ceder seus espaços para a prática da arte, como resultado, damas da corte e até rainhas começaram a dedicar-se ao bordado.
As máquinas de bordado surgiram por volta do século XX.
Nos anos 50 começaram a aparecer as primeiras máquinas de costura que faziam bordados em ziguezague e tinham uma produtividade maior.
Na década de 80 surgiram as primeiras máquinas de bordado eletrônicas a base de software, usadas profissional e industrialmente, aumentando a produção em grande escala e fazendo a prática do bordado computadorizado crescer cada vez mais.
Curiosidades
- Várias cenas da história foram retratadas em tecidos bordados. Um exemplo bem conhecido é o “Bayeux Tapestry”, uma peça bordada de 231 metros de comprimento que retrata a Batalha de Hastings, de 106.
- No século XVI (1509) o bordado era ensinado somente às mulheres da corte.
- Após ter criado a máquina de bordar em 1834, o alemão Josué Heilmann recebeu uma medalha de ouro pela invenção.
- Por fim, foi no século XX que o bordado manual e o computadorizado passaram a andar juntos. O bordado era uma matéria ensinada a meninas na escola, que aplicavam a técnica em seu enxoval, o que na época era moda e muito apreciado. Na década de 80, como resultado da evolução da informática, surgiram as primeiras máquinas de bordar integradas com softwares.